27/05/2015

Docentes passam por avaliação após capacitação na Finlândia

Os docentes brasileiros que participaram do programa Professores para o Futuro no segundo semestre de 2014 serão avaliados e certificados por professores das universidades de ciências aplicadas da Finlândia em eventos nesta quarta-feira, 27, e na quinta, 28, em Recife. Nessa primeira etapa do programa, 27 professores de institutos federais de educação, ciência e tecnologia participaram de intercâmbio profissional em três renomadas instituições finlandesas de ciências aplicadas — Hamk, Haaga-Helia e Tamk.

Com duração de cinco meses, os projetos de capacitação dos professores tiveram como finalidade a apresentação de propostas para o desenvolvimento de regiões carentes locais, em ações de pesquisa aplicada e aprimoramento tecnológico.

O encontro terá a participação de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação; do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do governo finlandês.

Para o assessor de prospecção e negócios do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi) da Setec, Paulo Henrique de Azevedo Leão, a capacitação é fundamental. “Contribui para o desenvolvimento da cultura do ensino profissional e tecnológico, imprimindo o ritmo da inovação”, diz

Certificação — A certificação do programa Professores para o Futuro será realizada na quinta-feira, 28, às 9h, na capital pernambucana, como parte da programação do 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (3º Fmept). A entrega dos documentos será feita durante a atividade Cooperações Nacionais e Internacionais para Capacitação em Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promovida pela Setec

Está em andamento a segunda etapa do programa. Mais 32 professores, selecionados em chamadas públicas da Setec e do CNPq, passam por capacitação e conhecem experiências acadêmicas de ensino e pesquisa do sistema educacional finlandês.

Assessoria de Comunicação Social da Setec

Fonte: MEC – Ministério da Educação